Salvador e o Mundo

Salvador e o Mundo, o Mundo e Salvador… Londres!

Da série: Salvador e o Mundo, o Mundo e Salvador – Basta um pouco de atenção para sentir o nosso mundo pelo mundo afora.

O primeiro relógio público de Salvador é pequeno, gracioso e contém detalhes delicados. Instalado em 1916 e importado da França, o belo Relógio de São Pedro figura no local da antiga Igreja de São Pedro, demolida para o alargamento da Av. Sete.

Salvador e o Mundo... Relógio de São Pedro

Sua coluna de bronze e ferro fundido é de autoria do artista italiano Pasquale de Chirico (o mesmo do Caboclo no Campo Grande), assentada sobre uma base de granito, que mede 6.50 m de altura. Na parte superior possui quatro relógios, apoiados por figuras de Atlantes femininas. No topo, há um antigo lampião adornado, também em ferro fundido, com função primitiva de iluminação.

O relógio da Torre do Big Ben, em Londres, é de 1859 e composto por um relógio de 7 metros de diâmetro em cada um dos seus lados. A hora do Big Ben é regulada por uma pilha de moedas sobre um pêndulo e é um dos relógios mais confiáveis que existem, capaz de suportar neve, vento e até os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, mantendo intacta sua pontualidade.

Salvador e o Mundo... Londres

Hoje, se tornou símbolo da Inglaterra e do Reino Unido e suas badaladas são transmitidas diariamente pela emissora de rádio da BBC. Quando o Parlamento está com sessão, uma luz especial acima do relógio é iluminada, para que o público fique sabendo do seu funcionamento.

Diferentemente do relógio do Big Ben, o nosso relógio baiano-francês já sofreu atropelamento, caiu, ficou muito tempo parado e, volta e meia, vive dando uma atrasadinha. O nosso relógio e pontualidade não são britânicos mas a beleza, distinção e delicadeza do Relógio de São Pedro tem tudo para ser, assim como o relógio do Big Ben, um símbolo mais expressivo e distintivo para o nosso turismo, nosso povo e nossa terra.

Leia tudo o que já postamos sobre a nossa série “Salvador e o Mundo”

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 7 =