Salvador e o Mundo, o Mundo e Salvador… Oxford!

Seguindo a nossa série: Salvador e o Mundo, o Mundo e Salvador – Basta um pouco de atenção para sentir o “nosso mundo” pelo mundo afora.

Quando a Universidade de Oxford – Inglaterra foi fundada entre 998 e 1096, o Brasil ainda nem sabia o que era. Guardadas as devidas proporções históricas, 810 anos depois, em 1808, D. João VI criou, por decreto, a mais antiga instituição de Ensino Superior no Brasil, a Faculdade de Medicina da Bahia. Inaugurada em 1832, levava parte das instalações do Colégio dos Jesuítas, fundado em 1553.


A beleza e riqueza arquitetônica, histórica e cultural do prédio monumental que fica no Terreiro de Jesus, a porta de entrada do Pelourinho, pode ser comparada, sim, aos muitos prédios que compõem a Universidade de Oxford: além de terem uma igreja acoplada a elas e alunos ilustres como Albert Einstein, Oscar Wilde, lá e Oscar Freire e Nina Rodrigues, cá; um detalhe semelhante entre as duas é o que mais salta aos olhos: a presença de uma grande cúpula circular.

Lá, em estilo neoclássico, abriga a Biblioteca Ciência Radcliffe (Bodleiam Library). Aqui, com características também neoclássicas e influência da arquitetura colonial portuguesa, funcionava um parlatório em rotunda.

 

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->