Salvador Street Food

Salvador na série “Street Food” da Netflix

Se o potencial turístico do Brasil é subexplorado, o que dizer do potencial gastronômico desse país amplo e diverso, que exporta comida em larga escala para todo o mundo e onde se come tão bem? Enquanto não fazemos nosso dever de casa, projetos como a série “Street Food” da Netflix ajudam a divulgar um pouco dessa riqueza. Na temporada sobre a América Latina, a série explorou em cheio a culinária baiana e as comidas de rua de Salvador.

O episódio com 32 min buscou retratar o brilho da nossa comida de rua e como ela representa, principalmente, a alma, a cultura desse lugar. Mas o mérito maior foi mostrar a autenticidade e, com tanta sensibilidade, os atores que fazem essas comidas. Pessoas simples que, embora não tenham cursado formalmente gastronomia, são vitoriosas na difícil luta do dia a dia e referências em suas técnicas culinárias. Ambulantes, barracas na rua, pequenos estabelecimentos.

A culinária baiana e atores baianos destacados foram, especialmente, a moqueca da querida Dona Suzana (história linda, tocante demais!) do RéRestaurante (Solar do Unhão); o abará e o pirão de aipim e carne de Martinha do Abará (Porto da Barra); o acarajé de Claudia Bárbara e a feijoada do Kabaça Clementino (Bar do Kábaça).

Além do enfoque na trajetória de pessoas que venceram na vida com comida de rua, a série mostra aspectos da nossa cultura e religião, com depoimentos da chef Tereza Paim e do antropólogo Vilson Caetano, com imagens muito bacanas da cidade. Uma super divulgação! Bônus extra maravilhoso: o hino do Esporte Clube Bahia cantado suavemente por Caetano Veloso.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Autores de comentários
Legacyinteractive Autores recentes de comentários
  Se inscrever  
o maisnovo mais antigo mais votado
Me notificar caso:
interactive
Visitante

Robust

Legacy
Visitante

Identity