A Salvador Que Sonhamos! A linda e (abandonada) Ponta de Humaitá começará a ser requalificada ainda este ano

A Salvador Que Sonhamos! A linda e (abandonada) Ponta de Humaitá começará a ser requalificada ainda este ano. O projeto capitaneado pela Fundação Mário Leal Ferreira prevê a requalificação de duas áreas na região: um espaço de 12 mil m² que vai desde a praça em frente ao píer até o espaço entre a Ponta e o Forte de Nossa Senhora de Mont Serrat, construção do século XVIII que foi palco da Sabinada e que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Ponta do Humaitá - Salvador

A primeira área a ser requalificada, entre a praça onde fica a igreja e o forte, é a que vai ter maior impacto visual. O mato alto, a calçada em más condições e a quadra com alambrado quebrado devem ficar no passado. O espaço também vai ganhar bancos e sanitários. Será implantada ainda uma área dedicada à prática de religiões de matriz africana; outro espaço terá um pergolado coberto por vegetação, criando uma roda de capoeira. Serão instalados bancos, lixeiras e outros equipamentos de mobiliário urbano.

Ponta do Humaitá - Salvador

Já na segunda área, a mudança mais significativa será a retirada do antigo módulo de bilhetagem. As rampas de acesso e os passeios, que estão em condições precárias, serão recuperados. A balaustrada receberá guarda-corpo, que aumenta a proteção entre ela e a água. A mureta, hoje suja e pichada, também deve ser recuperada. Ainda haverá recuperação de do meio-fio e do piso no entorno da igreja. A área do estacionamento será ordenada e o canteiro central será recuperado e terá paisagismo.

Ponta do Humaitá - Salvador

Existe um projeto de reforma da igreja, inclusive já aprovado pelo Iphan, mas que ainda não foi iniciado. O templo está com as paredes pichadas e com janelas quebradas. Em  algumas paredes já aparecem rachaduras. A Igreja de Nossa Senhora de Mont Serrat foi tombada em 1938 pelo Iphan. O santuário de Nossa Senhora do Mont Serrat foi fundado por volta de 1580 e o conjunto teve projeto do arquiteto militar italiano Baccio da Filicaya.

Fonte e fotos: Correio 24 Horas.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->