Semelhanças entre Salvador e São Paulo

Semelhanças entre Salvador e São Paulo: Estátua de Zumbi, Igreja do Rosário dos Pretos e Relógios Públicos

Durante esta semana, a gente mostrou aqui, aqui e aqui alguns pontos de semelhanças entre Salvador e São Paulo. E elas são muitas. Conhecendo um pouco mais os seus centros antigos e sua histórias, outras similaridades vão se descortinando aos nossos olhos.

1. Estátua de Zumbi dos Palmares

Inaugurada em 2008 e fincada no meio Praça da Sé, no Pelourinho, a estátua de Zumbi, símbolo da resistência negra, tem 2,20 metros de altura e 300 quilos fundidos em bronze. Autoria da obra: Márcia Magno.

Semelhanças entre Salvador e São Paulo

O monumento a Zumbi dos Palmares de São Paulo foi inaugurado em 2016 e localiza-se na Praça Antonio Prado, por ter abrigado uma das primeiras irmandades católicas a aceitar a participação de negros nas missas e também porque ali foi um local de sepultamento de negros escravizados. Autoria: José Maria dos Santos.

Semelhanças entre Salvador e São Paulo

2. Igreja do Rosário dos Pretos

A Igreja do Rosário dos Pretos de Salvador foi fundada em 1685, por uma das primeiras irmandades dos homens pretos do Brasil. A principal atração é a missa celebrada domingo e terça, que apresenta cânticos acompanhados por instrumentos africanos como atabaques, agogôs, repiques e incensos, sendo uma das maiores expressões do sincretismo baiano.

Semelhanças entre Salvador e São Paulo

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Paulo, situa-se, hoje, no Largo do Paissandu e foi construída gratuitamente por trabalhadores negros no início do século XX. Ao seu lado está a belíssima escultura “Mãe Preta”. Hoje, infelizmente, a frente da igreja foi tomada pelos moradores do prédio que recentemente desabou.

Semelhanças entre Salvador e São Paulo

Semelhanças entre Salvador e São Paulo

3. Relógio de São Pedro x Relógio de Nichille

Instalado em 1916 e construído na França, o belo Relógio de São Pedro figura no local da antiga Igreja de São Pedro, demolida para o alargamento da Av. Sete. Um dos mais lindos símbolos de Salvador, passa discreto e muitas vezes despercebido em meio ao caos do seu entorno.

Salvador e São Paulo

O Relógio de Nichile de 8 metros de altura, são três relógios, de estilo clássico, mostrando a hora certa para os paulistanos em frente ao histórico Martinelli.

Salvador e São Paulo

Você consegue encontrar outras similaridades entre Salvador e São Paulo? Conta pra gente!

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: