Semelhanças entre Salvador e São Paulo

Semelhanças entre Salvador e São Paulo: Estátua de Zumbi, Igreja do Rosário dos Pretos e Relógios Públicos

Durante esta semana, a gente mostrou aqui, aqui e aqui alguns pontos de semelhanças entre Salvador e São Paulo. E elas são muitas. Conhecendo um pouco mais os seus centros antigos e sua histórias, outras similaridades vão se descortinando aos nossos olhos.

1. Estátua de Zumbi dos Palmares

Inaugurada em 2008 e fincada no meio Praça da Sé, no Pelourinho, a estátua de Zumbi, símbolo da resistência negra, tem 2,20 metros de altura e 300 quilos fundidos em bronze. Autoria da obra: Márcia Magno.

Semelhanças entre Salvador e São Paulo

O monumento a Zumbi dos Palmares de São Paulo foi inaugurado em 2016 e localiza-se na Praça Antonio Prado, por ter abrigado uma das primeiras irmandades católicas a aceitar a participação de negros nas missas e também porque ali foi um local de sepultamento de negros escravizados. Autoria: José Maria dos Santos.

Semelhanças entre Salvador e São Paulo

2. Igreja do Rosário dos Pretos

A Igreja do Rosário dos Pretos de Salvador foi fundada em 1685, por uma das primeiras irmandades dos homens pretos do Brasil. A principal atração é a missa celebrada domingo e terça, que apresenta cânticos acompanhados por instrumentos africanos como atabaques, agogôs, repiques e incensos, sendo uma das maiores expressões do sincretismo baiano.

Semelhanças entre Salvador e São Paulo

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Paulo, situa-se, hoje, no Largo do Paissandu e foi construída gratuitamente por trabalhadores negros no início do século XX. Ao seu lado está a belíssima escultura “Mãe Preta”. Hoje, infelizmente, a frente da igreja foi tomada pelos moradores do prédio que recentemente desabou.

Semelhanças entre Salvador e São Paulo

Semelhanças entre Salvador e São Paulo

3. Relógio de São Pedro x Relógio de Nichille

Instalado em 1916 e construído na França, o belo Relógio de São Pedro figura no local da antiga Igreja de São Pedro, demolida para o alargamento da Av. Sete. Um dos mais lindos símbolos de Salvador, passa discreto e muitas vezes despercebido em meio ao caos do seu entorno.

Salvador e São Paulo

O Relógio de Nichile de 8 metros de altura, são três relógios, de estilo clássico, mostrando a hora certa para os paulistanos em frente ao histórico Martinelli.

Salvador e São Paulo

Você consegue encontrar outras similaridades entre Salvador e São Paulo? Conta pra gente!

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: