Taboao

Taboão, a região que liga o Comércio ao Pelourinho, Carmo e Baixa dos Sapateiros

Geograficamente, o Taboão (Rua do Taboão ou Ladeira do Taboão) é uma extensa passagem que faz a interligação do Comércio com o Pelourinho, com a Baixa dos Sapateiros e com o Carmo. Do Pelourinho, o Taboão começa logo após o final da ladeira do Largo do Pelourinho, à esquerda. No Comércio, ele termina nas imediações da Praça Marechal Deodoro e do Pilar. O Taboão é repleto de casarões antigos, tendo na sua parte alta (Pelourinho), diversas lojas de cortinas, tecidos, estofados, tapeçarias e outros serviços. Na sua parte mais baixa, há alguns edifícios residenciais em condições precárias e insalubre e, muitos deles, em ruínas.

Taboao

Retratado nas obras “Bahia de Todos os Santos: Guia de Ruas e Mistérios” e “Jubiabá” de Jorge Amado, no miolo do Centro Histórico de Salvador; o desconhecido e misterioso Taboão carrega o âmago do que há de melhor e pior em Salvador. Uma Salvador nua e crua. Imaginariamente, de uma certa forma, está ainda lá, parado no tempo, resquícios de uma Salvador do passado, dos livros, das histórias, do imaginário fértil de uma cidade outrora viva, caótica, próspera e fecunda, de uma Bahia infinda, de tantos e diversos frutos e que nunca seca. Realisticamente e atualmente (na sua parte mais baixa), o retrato das nossas piores mazelas: o abandono histórico e social, pobreza, assaltos, insegurança generalizada. É preciso avisar a todos, soteropolitanos e turistas: o local não traz a mínima segurança.

Taboao

A volta da vitalidade, da ressignificação e reintegração de todo o Taboão, esse lugar que grita alto um pouco da história que ainda resta em Salvador mais que urge. Após 55 anos fechado, o Elevador do Taboão está sendo reformado. É muito e quase nada. Que seja o início da volta de um velho e novo tempo.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: