Teatro Castro Alves Salvador

TCA recebe o III Fórum do Pensamento Crítico – Autoritarismo e Democracia no Brasil e na Bahia: 1964-2014

Ontem (24/03/14) ocorreu o III Fórum do Pensamento Crítico – Autoritarismo e Democracia no Brasil e na Bahia: 1964-2014. Antes do início do fórum, na porta do Teatro Castro Alves, houve uma encenação de jovens sobre o tema, muito bacana; e você pode conferir agora esse vídeo  no nosso canal no Youtube.

Antes do início oficial, houve a composição de uma mesa institucional com a presença do Gov. Jacques Wagner, do Secretário de Cultura, da Reitora da UFBA, Dora Leal Rosa (maravilhosa!). Houve uma grande homenagem a Carlos Marighella, baiano morto pelo regime militar em nov/1969, com o depoimento de sua neta. Foi bem legal essa parte.

Achei os debates bons, só achei que faltou mais habilidade da intermediadora. O evento pedia uma postura menos amadora, pela seriedade do tema tratado e pela importância do fórum.

Um fato curioso, foram as muitas intervenções de um único participante, que interrompeu o Gov. Jacques Wagner com perguntas e sempre interferindo da plateia nas falas dos debatedores. Ultrapassando os limites do bom senso, quase todos da plateia pediram que ele fosse mais educado. É, o rapaz tava animado. Ainda reclamou que Waldir Pires não leu suas perguntas, que era um fórum e que ele queria participar. Faltou realmente educação da parte dele, pois chegou a um ponto que ficou bem inconveniente e desagradável. Os ânimos se exaltaram tanto que um convidado se levantou e pediu para ele calar a boca em alto e bom som, que ele estava ali para “ouvir Waldir Pires e não ele”. Bem, foi esse o clima no final da primeira noite.

Falando em Waldir Pires, impressionante a sagacidade deste atual vereador de Salvador. Você sabia disso? Eu também não. Carismático, com uma ótima oratória, foi muito aplaudido. Apesar dos debates terem sidos bons e variados, achei que fugiram um pouco da programação.

Hoje (25/03/14), começou com uma hora de atraso. Lamentável algo tão básico não ser cumprido e sem quaisquer explicações. Os debates foram mais sérios, num nível bem elevado. Avalio como uma manhã positiva para o evento.

Sabe o rapaz provocador de ontem? Hoje também estava lá e parece que irá cumprir toda a carga horária do fórum e com muita disposição. Com uma placa “Amo Diogo Mainardi”, tentava mostrar e provocar a todo tempo o palestrante Franklin Martins.

Até sexta muita democracia deverá rolar!

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->