O soteropolitano pode reclamar de várias coisas de Salvador menos que não tem opções de lazer, da sua cena cultural e, principalmente, da cena cultural alternativa da cidade.
“Ah, Diário, mas os teatros de Salvador ficam longe e concentrados”. Meia verdade. De fato, a maioria fica no Centro (e qual cidade histórica não é assim?), mas há teatros também na Av. Paralela (Teatro da Cidade), Coutos (Espaço Multiuso), Plataforma (Centro Cultural Plataforma), Pituba, Rio Vermelho, Ondina, Av. Tancredo Neves, etc.
“Ah, mas é complicado pra chegar”. De carro ou transporte público, quase tudo é complicado para chegar em Salvador.
“É que o brasileiro não aprecia cultura”. Só se for a nossa. Porque, quando no exterior, é Broadway, Louvre, Moulin Rouge, até óperas. E aqui, naturalmente, estamos também fazendo uma autorreflexão.
E se ainda cabe a derradeira dificuldade “Ah, mas o povo tá sem dinheiro”; a gente nem precisa pontuar os shows sempre lotados no Parque de Exposições e Wet’n Wild e nada baratos (diga-se de passagem).
Brincadeiras à parte, esse post não é, de forma alguma, para questionar gostos, preferências ou prioridades, mas para reforçar, mais uma vez, como Salvador promove uma agenda cultural rica, diversa e de muita qualidade; com a maioria das atrações, quando não gratuitas, a preços populares e fomentada por recursos públicos. Ou seja, é o meu, o seu, o ~nosso dinheiro~ promovendo esse cenário cultural mais barato e acessível e, mesmo assim, lamentavelmente, muitas dessas apresentações acontecem com pouca plateia.
O Diário de Salvador sempre buscou prestigiar a cena cultural alternativa da cidade e queremos cada vez mais vê-la fortalecida. Para isso, vamos aumentar a divulgação das opções culturais nos Stories do Instagram, separando as da semana e do mês, buscando deixar mais organizado e facilmente acessível.
Em tempo, a foto em destaque é no Espaço Cultural da Barroquinha que funciona numa igreja histórica. Sentiu a emoção e energia? Foi a mesma que também sentimos nas nossas últimas idas aos teatros Sesc Casa do Comércio, Sesc Pelourinho, Vila Velha, Módulo, Jorge Amado…♥️
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U