A diversidade da cultura da Bahia não cabe apenas em Salvador. É, e, especialmente, pelos interiores baianos que ela também se manifesta. O Terno de Reis, que celebra o Dia dos Reis Magos a cada 6 de janeiro, anuncia o nascimento de Cristo passando de casa em casa. Praticamente esquecido (ou desconhecido) do público mais urbano, essa linda tradição ainda resiste em alguns interiores da Bahia.
Uma vez, em Vera Cruz, inesquecivelmente, acordei ao som dele. Nas zonas rurais, a Folia de Reis ou Reisado percorria as casas da comunidade a partir do dia 25 de dezembro, levando música, dança, orações até às famílias. Pessoas mais antigas da minha família relatam que eram dias seguidos de festa, dança e cantigas. Tudo na mais linda e profunda simplicidade.
Dos interiores em que ainda resiste a tradição do Terno de Reis, a cidade de Santo Amaro merece um destaque especial. A Família Veloso, claro, é uma das grandes responsáveis pela manutenção da tradição desde 1954, sendo um dos grandes eventos culturais do município, atraindo moradores, visitantes do Brasil e do mundo, além de grandes artistas.
Infelizmente, os Ternos de Reis têm se tornado cada vez mais raros. As pessoas mais jovens não têm interesse em aprender e participar da festa e falta maior divulgação e interesse das pessoas em conhecer um pouco mais essa tão bela tradição.
Se depender da gente, essa sinfonia viva de cores, movimento, música, tradição e religiosidade não morrerá nunca!
Fotos: Mídia Ninja
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U