Se você é, no mínimo, um simpatizante do quarteto fantástico de Liverpool, você não pode deixar de conferir a maior exposição permanente dos Beatles no mundo, a The Beatles Story, em Liverpool. A mostra é indispensável para quem é apaixonado por música mesmo que não seja tão fã da banda.
Eu não havia lido nada antes sobre a The Beatles Story e esperava uma espécie de museu, sei lá, com uma coletânea de relíquias, fotos, instrumentos e roupas da banda. Isso só durou até eu pegar o áudio guia (que tem em português brasileiro!?) e colocar o primeiro pé dentro da The Beatles Story. A partir daí, você se sente dentro de um filme e tudo que você deseja é que ele nunca acabe.
A The Beatles Story é a maior exposição permanente do mundo puramente dedicada às vidas e tempos dos Beatles. Localizado na cidade natal dos Fab Four, em Liverpool, precisamente, no Albert Dock, o porto da cidade e patrimônio mundial da UNESCO. A exposição leva os visitantes a uma jornada atmosférica através das vidas, tempos, cultura e música dos Beatles, suas famílias, amigos e pessoas que faziam parte do convívio.

A famosa Mathew Street, rua que abrigava o Cavern Pub
A “jornada atmosférica” não é uma metáfora. Você é transportado para um mundo quase real, através de recriações de ambientes da história do grupo, em diferentes etapas e acompanhando tudo com a famosa trilha sonora. Tudo foi constituído com uma incrível riqueza de detalhes, cores e sons. Por horas você esquece quem você é e onde você está. Eu praticamente tive um blackout, rs.

O lendário palco do Cavern Pub onde os Beatles fizeram mais de 280 shows

Réplica perfeita do interior do Cavern Pub

Anúncio do Cavern Pub da época. Detalhe para o show de Chuck Berry no mesmo local!
A mostra conta como quatro jovens rapazes de Liverpool foram impulsionados para a vertiginosa fama mundial e fortuna para se tornar a maior banda de todos os tempos – desde a infância de Liverpool, a fase anterior aos Beatles, os primeiros dias da banda, a explosão no mundo, o próprio fim da banda e sobre suas carreiras solo. Uma verdadeira “História Viva”, mágica, contada de forma cronológica.
O mais icônico dos registros. A capa do 12° álbum dos Beatles na Abbey Road

A capa icônica do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

O psicodélico Submarino Amarelo

O psicodélico Submarino Amarelo

Réplica do portão do “Strawberry Field” e túmulo em alusão à música “Lonely People”

O último show dos Beatles na sede da Apple
O final da exposição é dedicado às carreiras solos de cada beatle em seus projetos pessoais e profissionais, no pós-Beatles. Há um foco levemente maior dado a John Lennon.

O piano e os famosos óculos redondos usados por John Lennon
Ao sair da exposição, há uma lojinha com diversos produtos oficiais dos Beatles. Apesar de serem muito bacanas e diversos, os preços são beeem salgados. Se você não quiser gastar muito por lá, na cidade tem várias lojas espalhadas e no próprio Albert Dock, no arredor da The Beatles Story.

A lojinha da The Beatles Story
Como fã assumida dos Beatles, a The Beatles Story foi um lugar muito marcante pra mim e que eu facilmente voltaria. Além da exposição permanente dos Beatles, há outras mostras e é constante a mudança de exposições, há uma zona de descoberta interativa para as crianças.
→ Quanto tempo leva para ver toda a exposição?
No mínimo, uma hora e meia se você quiser ver tudo corretamente. Não se apresse. Aprecie!
→ Preciso comprar o ingresso antecipadamente?
Eu comprei o ingresso na hora e acredito ser tranquilo. Não havia fila. Mas se você quiser se prevenir, você pode adquirir os ingressos clicando aqui.
→ Dá pra ir a pé da Estação de Liverpool (Liverpool Lime Street) até a Bealtes Story?
Dá. É uma média de 20 min andando e é bom para já ir explorando a cidade e o Albert Dock. Mas aconselharia você a pegar um táxi para se poupar para a exposição e fazer outras coisas na cidade, no caso de um bate e volta de Londres.
Valor da entrada da The Beatles Story: 15,95 euros, com o áudio incluso.
Se você entende muito bem a língua inglesa, não deixe de pegar o áudio em inglês e ouvir a “História Viva” dos Beatles se desenrolar lindamente pela irmã de John Lennon, Julia Lennon.
Se você amou a The Beatls Story, você não pode perder nosso post sobre o Magical Mystery Tour.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U