Tirano em si é uma cidade tranquila no norte da Lombardia e talvez não seja notada se não fosse também por ser o ponto de partida (ou final) de uma das rotas de trem mais cênicas da Europa, o Trem Vermelho (Bernina Express) que atravessa os desfiladeiros alpinos para chegar a St. Moritz e outras cidades na Suíça.

A estação central de Tirano
Como falei no post do fascinante passeio a bordo do Bernina Express, minha ida a Tirano se deu a partir de Milão e não foi para explorar a cidade, sendo essencialmente para fazer o passeio do Bernina Express. Mas a pequena e doce Tirano não é uma cidade qualquer, é tranquila e possui um visual encantador, cercada por belas montanhas, que a fazem ter uma atmosfera única. A cidade tem alguns edifícios bastante antigos, mas sua beleza é superada pela beleza natural dos Alpes que a rodeia.
Infelizmente, não deu para explorar muita coisa em Tirano e mesmo que você esteja indo pra lá por causa do passeio no Bernina Express, vale a pena dar uma passeada pela cidade. Tirano tem um rio, praças tranquilas e é muito gostosa para andar sem pressa por suas ruas mas realmente não tem grandes coisas para se fazer nela.
O centro de Tirano é dominado pelo Santuário de Madonna di Tirano, o principal monumento da cidade, constituído de três absides, uma cúpula com colunas e um campanário com oito níveis e arcos embutidos. Construído em estilo renascentista, seu interior apresenta esculturas e obras de arte do século XVII. O santuário católico de Madonna di Tirano é dedicado à suposta aparição da Mãe Santíssima a Mario Degli Omodei em 29 de setembro de 1504, o que os fiéis atribuem ao fim de uma peste.
Além do santuário, não há grandes atrativos históricos em Tirano, mas a cidade atrai muitos visitantes, justo por ser o ponto de partida (ou chegada) para uma das rotas mais populares do trem alpino: o trem vermelho turístico também chamado de Bernina Express, que opera durante todo o ano entre Tirano e St. Moritz, na Suíça. O trem segue o Bernina Pass, com a viagem demorando cerca de 2 horas e meia para cada trajeto. Os trens também levam os visitantes a outras cidades e áreas de esqui ao longo do Passo Bernina.

A estação de trem de onde sai o famoso Bernina Express
A rota Red Train/Bernina Express é a mais alta passagem alpina (atingindo uma altitude de 2.250 metros) e a rota ferroviária mais íngreme do mundo (com inclinações de até 7%) e passa por belos cenários alpinos durante a maior parte de sua jornada. A rota é uma das poucas do mundo a ser listada como patrimônio mundial da UNESCO, sob o nome de Ferrovia Rética. Leia sobre a minha experiência no Bernina Express aqui.
→ Onde ficar em Tirano
Escolhemos o Hotel Bernina principalmente pela localidade (o preço também foi muito bom!), pois ele fica ao lado da estacão de Tirano (de onde chega os trens vindos de Milão e outras localidades) e em frente à estação de onde sai o Bernina Express, visto que iríamos pegar o trem para St. Moritz logo pela manhã. Não tem erro: o hotel fica a poucos passos das duas estações. Leia nosso post sobre o Hotel Bernina aqui.
Planeje sua viagem para Tirano
Hospedagem em Tirano
- Booking.com tem 49 hotéis, hosteis, casas e pousadas em Tirano e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.
Aluguel de carros na Itália
- RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
Seguro de viagem na Europa
- Seguros Promo é um site que faz cotação para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U