Tirano, a deliciosa cidade da Itália, ponto de partida do Bernina Express

Tirano em si é uma cidade tranquila no norte da Lombardia e talvez não seja notada se não fosse também por ser o ponto de partida (ou final) de uma das rotas de trem mais cênicas da Europa, o Trem Vermelho (Bernina Express) que atravessa os desfiladeiros alpinos para chegar a St. Moritz e outras cidades na Suíça.

A estação central de Tirano

Como falei no post do fascinante passeio a bordo do Bernina Express, minha ida a Tirano se deu a partir de Milão e não foi para explorar a cidade, sendo essencialmente para fazer o passeio do Bernina Express. Mas a pequena e doce Tirano não é uma cidade qualquer, é tranquila e possui um visual encantador, cercada por belas montanhas, que a fazem ter uma atmosfera única. A cidade tem alguns edifícios bastante antigos, mas sua beleza é superada pela beleza natural dos Alpes que a rodeia.

Tirano, a cidade do Bernina Express

Infelizmente, não deu para explorar muita coisa em Tirano e mesmo que você esteja indo pra lá por causa do passeio no Bernina Express, vale a pena dar uma passeada pela cidade. Tirano tem um rio, praças tranquilas e é muito gostosa para andar sem pressa por suas ruas mas realmente não tem grandes coisas para se fazer nela.

O centro de Tirano é dominado pelo Santuário de Madonna di Tirano, o principal monumento da cidade, constituído de três absides, uma cúpula com colunas e um campanário com oito níveis e arcos embutidos. Construído em estilo renascentista, seu interior apresenta esculturas e obras de arte do século XVII. O santuário católico de Madonna di Tirano é dedicado à suposta aparição da Mãe Santíssima a Mario Degli Omodei em 29 de setembro de 1504, o que os fiéis atribuem ao fim de uma peste.

Além do santuário, não há grandes atrativos históricos em Tirano, mas a cidade atrai muitos visitantes, justo por ser o ponto de partida (ou chegada) para uma das rotas mais populares do trem alpino: o trem vermelho turístico também chamado de Bernina Express, que opera durante todo o ano entre Tirano e St. Moritz, na Suíça. O trem segue o Bernina Pass, com a viagem demorando cerca de 2 horas e meia para cada trajeto. Os trens também levam os visitantes a outras cidades e áreas de esqui ao longo do Passo Bernina.

A estação de trem de onde sai o famoso Bernina Express

A rota Red Train/Bernina Express é a mais alta passagem alpina (atingindo uma altitude de 2.250 metros) e a rota ferroviária mais íngreme do mundo (com inclinações de até 7%) e passa por belos cenários alpinos durante a maior parte de sua jornada. A rota é uma das poucas do mundo a ser listada como patrimônio mundial da UNESCO, sob o nome de Ferrovia Rética. Leia sobre a minha experiência no Bernina Express aqui.

→ Onde ficar em Tirano 

Escolhemos o Hotel Bernina principalmente pela localidade (o preço também foi muito bom!), pois ele fica ao lado da estacão de Tirano (de onde chega os trens vindos de Milão e outras localidades) e em frente à estação de onde sai o Bernina Express, visto que iríamos pegar o trem para St. Moritz logo pela manhã. Não tem erro: o hotel fica a poucos passos das duas estações. Leia nosso post sobre o Hotel Bernina aqui.

Planeje sua viagem para Tirano

Hospedagem em Tirano

  • Booking.com tem 49 hotéis, hosteis, casas e pousadas em Tirano e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros na Itália

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.

Seguro de viagem na Europa

  • Seguros Promo é um site que faz cotação para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto.
Gostou? Compartilhe!

4
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Autores de comentários
Bernina Express: O que fazer em St. Moritz | Bate e volta de TiranoSuíça: O fabuloso passeio no Bernina Express - Tirano x St. MoritzItália | Roteiro de um dia em Milão, a capital mundial da modaDica de hotel em Milão: Allegroitalia Espresso Linate Autores recentes de comentários
  Se inscrever  
o maisnovo mais antigo mais votado
Me notificar caso:
trackback

[…] Espresso Linate para ficar perto do aeroporto pois seria apenas uma noite (estava voltando de Tirano) e partiria na manhã seguinte para […]

trackback

[…] Acabei a colocando no roteiro, como uma parada estratégica mais ao norte do país, no caminho para Tirano, no qual o intuito era fazer o passeio no famoso trem Bernina Express nos alpes entre a fronteira […]

trackback

[…] dias que fiz pela Itália, abri mão de uma cidade italiana, que seria Bolonha, e segui para Tirano, no extremo norte italiano, para fazer o passeio de trem no Bernina Express. Esse icônico trem […]

trackback

[…] no trem de volta à Tirano, percorrendo o mesmo caminho magnífico da ida. Esse, sem dúvidas, foi um dos passeios mais lindos […]