Três joias do Sul da Bahia: Caraíva, Trancoso e Arraial

Descobrir que rumo tomar na Bahia não é uma tarefa das mais fáceis mesmo para nós, baianos, situados em Salvador, com uma imensa quantidade de praias pra cima e pra baixo, fora as da própria capital. O litoral da Bahia possui cerca de 1.00o km de extensão e mais de trezentas, eu disse tre-zen-tas praias. Quem acompanha nossos Stories do Instagram sabe que demos um rolê pelo Sul da Bahia e a gente vai falar nesse post de forma breve sobre três lugares e depois rola post com todas dicas de cada um deles.

1. Caraíva

Quando botei o pé em Caraíva, me perguntei para qual lado do mundo eu estava indo que ainda não conhecia aquele lugar. Chegar em lugares na Bahia pela água, de barco, é a coisa mais normal do mundo, aliás, uma marca da nossa Bahia. Mas chegar de canoa, com um canoeiro em pé remando (parecendo os gondoleiros em Veneza), atravessando um rio, realmente não estava preparada para isso. A Bahia tem muitas lindas e rústicas vilas (Barra Grande, Morro, Arraial, Trancoso, PF, Morro…), mas rusticidade como em Caraíva, ainda não tinha visto. Beem roots. Nível: sapos pulando à noite no seu pé. Nossa dica de pousada em Caraíva é a Pousada Corais do Sul. Leia nosso post sobre ela aqui.

2. Trancoso

Trancoso é o rústico-chique em lugar. Pousadas charmosas, beach clubs, gente rica e famosa casando na sua igrejinha. Seu famoso Quadrado, que, na verdade, é um retângulo, impressiona pelo tamanho. É gigaaante, do tipo que não dá pra você sentar e ver todo mundo passando. As pessoas vão passar de um lado, do outro ou no meio. As casinhas coloridas, são tão tão lindas, delicadas e pequenas… de babar. De noite, aquele mesmo astral característico: as luzes das velas se acendem e vira aquele charme de arrebatar. As praias mesmo de Trancoso não são nem tão lindas assim. Tem que explorar. Nossa dica de pousada em Trancoso é a Pousada Campestre que já ficamos e recomendamos. Leia mais sobre ela aqui.

3. Arraial d’Ajuda

Praticamente colada em Porto Seguro, Arraial d’Ajuda é a mais cheia e a mais “cosmopolita” das três. E a que tem a igreja mais lin-da de todas! A vila tem muitas opções de festas (tem até pub!), então ideal para quem quer maior badalação e vida noturna agitada. Outrora badaladíssima, no auge da axé music, a praia e Barraca do Parracho (hoje Uíki) continua cheia de turistas. O Beco da Cores na Rua do Mucugê permanece com a mesma magia. Algumas “barracas de capeta” ainda resistem para matar a saudade da nostálgica “capetinha do Arraial”. Nossa dica de hospedagem em Arraial é a maravilhosa Casa Grande São Vicente. Veja nosso post sobre ela aqui.

→ Planeje sua viagem para o Sul da Bahia

Hospedagem em Caraíva

  • Booking.com tem 115 hotéis, hostels e pousadas em Caraíva e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Hospedagem em Trancoso

  • Booking.com tem 355 hotéis, hostels e pousadas em Trancoso e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Hospedagem em Arraial d’Ajuda

  • Booking.com tem 343 hotéis, hostels e pousadas em Arraial d’Ajuda  e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.
Gostou? Compartilhe!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Autores de comentários
Autores recentes de comentários
  Se inscrever  
o maisnovo mais antigo mais votado
Me notificar caso:
trackback

[…] falei nesse post, quando botei o pé em Caraíva, me perguntei para qual lado do mundo estava indo que ainda não […]