Um dia em Santa Monica

Um dia em Santa Monica | Dicas da Califórnia

Uma visita a Los Angeles e à Califórnia não é completa sem uma parada em algumas das suas praias mais famosas do país. Localizadas uma ao lado da outra, no lado sudoeste de Los Angeles, Santa Monica e Venice são duas grandes atrações que podem tranquilamente serem exploradas num único dia. 

Nomeada uma das 10 melhores cidades de praia do mundo pela National Geographic, Santa Monica é um dos destinos mais populares de Los Angeles para visitantes nacionais e internacionais. Mais do que as vizinhas Malibu e Venice Beach, Santa Monica carrega o equilíbrio entre o charme e a sofisticação, o que a torna uma cidade totalmente atraente, com uma variedade de coisas para fazer. Seu itinerário pela por ela pode ser cheio ou simples, tudo vai depender do que você esteja disposto a escolher. 

→ Como ir de Los Angeles a Santa Monica e Venice?

Los Angeles é famosa por sua cultura do automóvel e, se você alugar carro (que é uma ótima ideia em LA), saiba que tanto em Santo Mônica como em Venice há diversos estacionamentos ao longo da orla e nas imediações das ruas de trás. Em Santa Monica, eu estacionei no próprio estacionamento do píer, ele é giganteee. 

Porém, mesmo que Los Angeles não tenha um transporte público amigável, existem maneiras baratas de chegar às duas praias, como a relativamente nova Metro Expo Line para Santa Monica ($1,75, o trecho),  disponível sete dias por semana e o Big Blue Bus ($1,25 para cada viagem). Veja aqui e aqui os sites do Metrô de LA e do Big Blue Bus.

→ É possível caminhar de Santa Monica para Venice Beach?

Simmm, e vice-versa. A caminhada dura cerca de 50 minutos a pé e o trajeto tem uma média de três quilômetros e meio. Por isso, se o dia estiver bom e você gosta de caminhar, se jogue. Eu fiz praticamente esse trajeto inteiro mas o tempo começou a fechar e acabei desistindo. A facha de areia é enorme e visual é muito bonito, bem diferente dos que estamos acostumados a ver no Brasil.

Outras opções incluem alugar uma bicicleta nas diversas empresas existentes como a Blazing Saddles (fica no próprio píer), Santa Monica Bicycle Rentals ou Sea Mist Rentals (eles também alugam patins), que ficam bem próximos ao píer ou em outras ao longo da Ocean Avenue. O próprio Big Blue Bus também faz a rota de Santa Monica para Venice (Rota 1).

→ Um dia em Santa Monica

Não tem pra onde correr, qualquer passeio por Santa Monica começará ou terminará no seu famigerado Santa Monica Pier. Você não pode visitar a cidade pela primeira vez sem visitar esse pier! Esse ícone de Santa Monica, construído em 1909, com mais de 100 anos de existência, oferece todo tipo de diversão, desde o Pacific Park, que tem de montanha-russa ao carrossel clássico e a única roda-gigante movida a energia solar do mundo; a Escola de Trapézio de NY, onde crianças de até 6 anos podem ter aulas de trapézio voador ou trampolim; diversos restaurantes ou locais de fast food, artistas de rua, etc. 

A placa de neon do Santa Monica Pier é um dos ícones mais conhecidos do sul da Califórnia, e o píer coloca você no mar, com vistas espetaculares da costa e do oceano. Não deixe de apreciar cada ângulo de vários lugares do píer. 

      

Parte do cais de Santa Mônica é ocupado pelo Pacific Park – o único parque de diversões da costa oeste americana que funciona em um píer, oferecendo diversos brinquedos de diversões, jogos e lojas de souvenirs. Cada brinquedo do parque tem o seu preço, que vai de $5 a $10 dólares. O valor ilimitado do passe para criança sai a $17,95 e $32,95 para adultos. Eu fui só na montanha-russa ($10) que nem é tão grande mas gritei horrores. Antes de ir, verifique o site do Pacific Park, visto que os horários podem variar devido a clima, estação do ano e eventos especiais. 

Se você quiser ver a vida marinha da região, existe o aquário do cais Heal the Bay Santa Monica. São mais de 100 espécies locais em exibição, um ótimo local para aqueles que querem dar uma olhada mais profunda na ciência marinha. A admissão individual é de $5 e as crianças menores de 12 anos não pagam. Não fui a esse aquário. 

Outra coisa bem interessante do Pier de Santa Monica é ele ser o ponto final da lendária Rota 66, chamada de “Estrada Mãe” por John Steinbeck no livro “As Vinhas da Ira”, originalmente construída para ligar Chicago a Los Angeles, em 1926. Embora o final oficial da rodovia tenha sido debatido por décadas, diz-se que o fim foi na 7th street em Downtown (LA) e, em seguida, no cruzamento da Olympic e Lincoln Blvd; o ponto final da trilha no Piér de Santa Monica se destaca como a fronteira democrática e oficial da grande estrada que está tão profundamente enraizada na história americana.

Pier de Santa Monica

O ponto final da lendária Rota 66 americana

A praia de Santa Mônica, nas imediações dos dois lados do píer, eu não achei tão legal para tomar banho mas acredito que foi porque o tempo não estava tão bom e ela estava bem forte. Preferi tomar banho num ponto de Venice, que achei mais tranquilo. 

O Palisades Park tem 26,4 hectares e fica na parte superior de Santa Monica, localizado ao longo da Ocean Avenue, em cima dos penhascos de arenito costeiro, oferecendo vistas panorâmicas de tirar o fôlego da praia e do Oceano Pacífico. Seguindo por ele, a pé, de bicicleta ou patinete, chega-se ao píer de Santa Monica (e o píer também fica ao lado dele).

Outro lugar bastante badalado de Santa Monica é o Third Street Promenade, um local de compras muito bonito ao ar livre, que inclui uma diversidade de marcas como Lululemon, Abercrombie & Fitch, Apple, etc; um paraíso para compradores. Eu até queria ter ido a esse lugar, não pelas compras, mas infelizmente o trânsito de volta a Los Angeles é bem pesado e tive que adiantar um pouco porque neste mesmo dia, ainda fui ver o Telescópio Zeiss no Observatório Griffith. O cabelo estava uma cesta, hehe

→ Onde comer em Santa Monica

Um achado com todas as letras em Santa Mônica, a Taco Libre é uma taqueria mexicana com tacos excelentes e frescos, bastante variedade deles e um atendimento bem disposto e rápido. Vale muito a pena experimentá-los. Preços bem bons ($2,95 e $3,25). A poucos passos do píer de Santa Monica, siga na rua do píer em frente. End: Colorado Ave, 135, Santa Mônica.

→ Planeje sua viagem para Santa Monica

Hospedagem em Santa Monica

  • Booking.com tem 89 hotéis, hosteis e pousadas em Santa Monica e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros nos Estados Unidos

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.

Seguro de viagem nos Estados Unidos

  • Seguros Promo é um site que faz cotação para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto.
Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Autores de comentários
Autores recentes de comentários
  Se inscrever  
o maisnovo mais antigo mais votado
Me notificar caso:
trackback

[…] Nada alternativa como Venice, Santa Mônica é tão maravilhosa quanto. Inaugurado em 1909, o Píer de Santa Monica é o local do final da Route 66 e conhecido pela sua diversão, com um calçadão que inclui o parque de diversões Pacific Park, Heal the Bay Aquarium e um carrossel de 1922 que foi destaque no filme The Sting. Lojas, restaurantes e bares à beira-mar, ou melhor, em cima do mar, fecham as atrações. Diversão para todas as idades. Leia aqui nosso post sobre Santa Monica. […]