Um dia em Washington, D.C. | Bate e volta de Nova York

Um dia em Washington, D.C. | Bate e volta de Nova York

Dos seis dias de viagem programados para ficar em Nova York, com um pouco de pesar, abrimos mão de um dia para fazer um bate e volta a Washington, D.C. Como não era muito longe, decidimos aproveitar a boa oportunidade e, mesmo sendo apenas um dia, deu pra ter uma boa ideia da cidade e ver um monte de coisas.

Washington, D.C. é a capital dos Estados Unidos e fica no distrito de Columbia (por isso, DC). Ela não é uma cidade enorme, tem menos de um milhão de habitantes, mas possui muitos edifícios e monumentos emblemáticos, como o Capitólio, Casa Branca e o Lincoln Memorial. Assim como Brasília, Washington é uma cidade bem diferente das outras, um ótimo lugar para conhecer e sair um pouco da caixinha do turismo convencional. Turismo cívico e histórico, aqui vamos nós!

→ Como ir de Nova York para Washington

Há opção de ir de ônibus ou de trem. Todavia, para aproveitar ao máximo seu único dia em Washington, nem pense duas vezes: trem é a melhor opção por ser mais rápido. O trajeto Nova York x Washington dura cerca de três a três horas e meia de trem e o ideal é que você compre a passagem o mais cedo possível e volte o mais tarde também. A empresa de trem que opera esse trecho é a Amtrak e o valor da passagem custa a partir de U$ 86, cada trecho. 

O interior do trem da Amtrak que faz o trajeto Nova York x Washington, D.C.

No final das contas, a viagem de um dia para Washington realmente não fica barata. Por isso, é preciso avaliar se realmente compensa ir para passar apenas um dia, se vale a pena ficar um pouco mais ou até mesmo não ir. Para mim, valeu demais. Pelo estilo da cidade, pelo que eu vi e vivi lá, por tudo. Mas também entendo que esse estilo de turismo mais cívico e histórico não agrada a todos.

O trem da Amtrak que sai de Nova York rumo a Washington parte da Penn Station (Metrô: 34 St – Linha Azul) e o destino final é a Union Station, a principal estação de trem de Washington. O bom é que essa estação fica próxima à região do Capitólio, do National Mall, Casa Branca, etc, e você consegue explorar tudo a pé. Mas prepare a sola do sapato, rs.  

→ Roteiro de um dia em Washington

Chegando à Union Station, maior e principal estação de trem de Washington, sua estratégia de turismo é simples: pegue o mapa da cidade, saia da estação e siga pela Delaware Ave em direção ao Capitólio, o Congresso Americano. Após isso, desça passeando pelo National Mall (longo gramado ladeado por museus) para o Monumento a Washington (obelisco) e o Lincoln Memorial. Após esse trajeto, volte andando pelo lindo Parque da Constituição e siga à esquerda em direção à Casa Branca. Isso tudo você consegue fazer a pé. Se ainda restar fôlego, termine o dia em Georgetown, um lindo bairro pitoresco em plena capital americana.

→ Capitólio (Capitol)

O Capitólio é a “casa” do Congresso dos EUA e sua pedra fundamental foi lançada em 1793 pelo presidente George Washington. A gente até se dirigiu ao Centro de Visitantes do Capitólio para fazer a excursão guiada do Capitólio (altamente recomendada!) mas acabamos desistindo pois achamos que perderíamos muito tempo. Até em viagens temos que fazer duras escolhas, rs. Caso você queira fazer esse tour, o ideal é reservar antecipadamente on-line. Se você não reservar antes, vá para a fila de visitantes “sem reservas” para ver se ainda há passes disponíveis. Nesse dia havia uma filinha mas daria tranquilamente para fazer o tour. 

→ National Mall

Saia do Capitólio e siga pelo longo National Mall, o qual abriga os monumentos mais famosos do país como museus mundialmente conhecidos e impressionantes edifícios federais ao longo da Constitution e Independence Avenue. Essa área parece demais com a Esplanada dos Ministérios de Brasília.

Alguns dos museus localizados ao longo do National Mall são o Museu do Ar e do Espaço, Museu de História Natural, Museu da História Americana, Museu Nacional do Índio Americano, etc. Com certeza esses museus são fascinantes e gostaria de ter tido mais tempo para explorar alguns; mas para ver um ou dois muito rápido, decidimos deixar para uma próxima. Com exceção de um, todos eles são gratuitos para visita.

→ Monumento de Washington (Washington Monument)

O Monumento de Washington é dedicado a George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos e frequentemente chamado de o “pai do seu país”. O monumento é um obelisco do mesmo estilo do Obelisco Egípcio, e é considerado o obelisco mais alto do mundo. Demorou 40 anos para ser construído e muitos deles foram perdidos devido à Guerra Civil Americana, sendo essa a razão pela qual dois tipos diferentes de pedras foram usadas; e você realmente consegue ver a diferença entre as cores das pedras.

Construído em 1884, um elevador foi adicionado ao monumento em 1889, que leva os turistas ao topo do monumento até hoje. Infelizmente, o monumento estava fechado pois estava sendo modernizado o elevador interno. Mesmo assim ainda é impressionante ver o monumento do lado de fora. É muito mais alto do que eu imaginava.

Memorial da Segunda Guerra Mundial (War II Memorial)

Do Monumento de Washington ao Lincoln Memorial, você passará pelo belíssimo Memorial da Segunda Guerra MundialEste memorial homenageia todas as 16 milhões de pessoas que serviram às forças armadas americanas, incluindo as mais de 400.000 pessoas que deram a vida pelo país. Ele contém 56 colunas de granito que simbolizam a unidade entre os 48 estados, sete territórios federais e o Distrito de Columbia. As duas estruturas de 43 pés de altura destacam a vitória da América nas frentes do Atlântico e do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. Ele é bem recente, foi aberto em 2004. 

 

Lincoln Memorial

O Lincoln Memorial foi o monumento mais marcante de todos pra mim. É impossível ficar indiferente a esse memorial parecido com um templo e feito para contemplar a vida inspiradora e o espírito do 16º presidente da nação, Abraham Lincoln. Cidadãos do mundo inteiro o cercam, lendo em as belas palavras inscritas em suas paredes como: “Há sete anos nossos pais criaram neste continente uma nova nação, concebida em liberdade e dedicada à proposição de que todos os homens são criados iguais.” 

O memorial é um edifício de pedra branca com 36 colunas, construído sob o modelo grego e com uma estátua solitária de 19 metros de altura de Abraham Lincoln sentado em contemplação, flanqueado em ambos os lados com inscrições do Discurso Inaugural de Lincoln e o seu mais famoso, o Discurso de Gettysburg. O memorial é realmente demais! Mesmo que você já tenha visto antes a estátua em filmes e fotos, não poderá imaginar como ela é tão grande pessoalmente.

Do lado de fora, a partir dos degraus, você tem uma bela vista do espelho d’água, do obelisco do Monumento a Washington e a vista panorâmica da área verde do Mall.

→ Memorial dos Veteranos do Vietnã (Vietnam Veterans Memorial)

Do lado esquerdo do Lincoln Memorial está o Memorial dos Veteranos do Vietnã, que homenageia os membros das forças armadas dos EUA que lutaram na Guerra do Vietnã e no Sudeste Asiático e os desaparecidos em ação. O memorial é composto de duas enormes paredes idênticas e contêm mais de 58.000 nomes. 

O dia que estivemos lá foi tão especial que alguns dos próprios veteranos da Guerra do Vietnã estavam lá fazendo uma foto histórica, em homenagem ao 25° aniversário do memorial. 

É impossível ver tudo ao longo do The Mall em tão pouco tempo. Além das atrações que citamos acima, há outros monumentos e memoriais famosos para ver como:

• O memorial de Jefferson
• Martin Luther King jr. Memorial
• Memorial Franklin D Roosevelt
• Memorial dos Veteranos da Guerra da Coreia
• Memorial das Mulheres do Vietnã
• Memorial da Guerra do Corpo de Fuzileiros Navais
• Memorial do Pentágono

Jardins da Constituição (Constitution Gardens)

O Constitution Gardens está situado entre o Memorial do Vietnã e o Memorial da Segunda Guerra Mundial e você pode cortar por ele o caminho em direção à Casa Branca. Esse parque é uma legado da fundação da república, bem como um oásis no meio da paisagem da cidade. Nele há uma uma ilha memorial no meio de um lago artificial com os nomes e assinaturas dos 56 homens que assinaram a Declaração de Independência. 

Em cada época do ano ele fica de uma forma, em novembro foram essas lindas cores. Provavelmente bastante comum para os americanos, você não deixará de notar como esse parque é cheio de esquilos. 

Casa Branca (White House)

Nenhuma visita a Washington seria completa sem uma visita ao endereço mais famoso dos EUA e possivelmente a casa mais famosa do mundo. Encerramos nosso passeio pela parte administrativa de Washington, com uma ida, ou melhor dizendo, visão da Casa Branca – a residência e escritório do atual presidente dos Estados Unidos. Infelizmente não dá pra chegar muito perto e fazer um registro melhor pois são muros, cercas, grades e seguranças por todo lado. Mas foi muito bom finalmente ver de perto o que tanto vemos na televisão. 

Quem viajar com mais tempo, é possível fazer um tour pela Casa Branca, desde que reservado com pelo menos algumas semanas de antecedência. As excursões levam os visitantes através da Ala Leste (o espaço de entretenimento da casa) e você verá a Sala de Jantar do Estado, as Salas Vermelha, Azul e Verde, a Sala China e a Biblioteca. O passeio normalmente leva cerca de 30 minutos e é autoguiado.

Solicitações de passeios à Casa Branca devem ser feitas através de um membro do Congresso e serão aceitas com até 6 meses de antecedência. Visitantes que não são cidadãos americanos devem contatar a embaixada em DC. Para mais detalhes, clique aqui. Caso contrário, o que vai rolar mesmo é apenas uma selfie de frente ao portão com vista para o gramado.

Georgetown

Após conhecer a parte administrativa de Washington, para ganhar tempo, partimos de táxi para Georgetown (não há metrô muito próximo ao bairro), um bairro pitoresco e histórico, localizado ao lado do rio Potomac. Esse bairro é uma delícia e uma área popular para compras e entretenimento, com muitas lojas, restaurantes, padarias, etc, nas principais ruas como a M Street e Wisconsin Avenue. Embora deva haver outros bairros bacanas e interessantes em Washington, Georgetown com sua bela arquitetura é uma parada que não pode ser desperdiçada. 

 

Além dos prédios fofinhos, Georgetown é um ótimo bairro para fazer compras. As ruas estão repletas de lojas de marcas famosas e boutiques independentes. Sugerimos que você comece pela M Street, a rua principal de Georgetown e depois explore as ruas laterais que se ramificam da M Street. Há muitos lugares para entrar, conhecer e se surpreender. Comemos no Chiplote Mexican Grill, um mexicano ótimo e fizemos umas boas comprinhas na H&M, que estava em promoção. 

Depois de passarmos no Francis Scott Key Park, atravessamos a Key Bridge para Rosslyn, onde pegamos um táxi de volta à Union Station. 

De volta à linda estação, ainda deu tempo de fechar o dia com os tradicionais macarons da Ladurée.

Em resumo, valeu demais a ida a Washington. De fato, um dia é sempre pouco para conhecer qualquer lugar mas foi incrível ter visto tanta coisa em tão pouco tempo. Os monumentos e edifícios são impactantes e você pode explorar uma boa parte deles a pé por estarem próximos e isso é muito legal. Claro que a lista acima foi só das coisas que escolhemos fazer nesse dia. Com certeza há muitas outras coisas para se fazer em Washington, bem como apreciar um lado mais cosmopolita da cidade. Mas teria alguma graça fazer um roteiro totalmente diferente desse? ❤

→ Planeje sua viagem para Washington

Hospedagem em Washington

  • Booking.com tem 617 hotéis, hostels e pousadas em Washington e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros nos Estados Unidos

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.

Seguro de viagem nos Estados Unidos

  • Seguros Promo é um site que faz cotação para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto.
Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Autores de comentários
Autores recentes de comentários
  Se inscrever  
o maisnovo mais antigo mais votado
Me notificar caso:
trackback

[…] A capital dos Estados Unidos da América, Washington DC, é uma cidade revestida de mármore e voltada para o passado. Monumentos imponentes comemoram pessoas, eventos e datas mais importantes da Nação. Para além da quantidade enorme de museus que reúnem inestimáveis ​​tesouros de arte, tudo em Washington respira história e política. Se você gosta dessa atmosfera austera e acha que vale a pena tirar um dia em Nova York, confira nosso post sobre Washington, DC.  […]