Fiz uma reflexão sobre o Instagram e que vale postar aqui também no site.
O folclórico “dia da mentira” traz uma reflexão acerca do momento em que vivemos: um tempo e um mundo de aparências, incentivado (ainda mais) pelas redes sociais, em especial, o Instagram, no qual a aparência (das fotos) é o principal cartão de visita. Vemos uma proliferação de corpos, selfies, paisagens, imagens que, podem até não serem perfeitas, mas precisam parecer, afinal, não importa muito a realidade ali por trás, mas sim o parecer bonito (belo).
Por causa dessa “apologia”, relutei quase um ano a fazer o blog no Instagram. É, eu achava o instagram uma farsa. E eu não queria alimentar e fazer parte disso. Mas fui surpreendida por uma ferramenta bacana, de alcance e interação espetaculares e só decidi entrar, desde que eu jamais fugisse e fosse fiel ao que eu acredito: o caminho da verdade.
Pode parecer bobagem, mas o que prezo e sempre prezei aqui no Diário de Salvador é a veracidade do que escrevo e, igualmente, das fotos que posto. Jamais conseguiria sustentar um perfil (bombado) mas com montagens, muitos filtros, efeitos e fotos furta-cor.
Nada contra aos perfis e às fotos mais “incríveis”, mesmo que à custa de muita superficialidade. Só não consigo apreciar algo que, nitidamente, não é real e verdadeiro. O pôr do sol pintando e com photoshop é em Salvador mesmo? Mas poderia ser na China, no Azerbaijão ou na ficção, de tão descaracterizado.
Portanto, aqui no Diário você não verá a foto mais perfeita ou colorida, mas a foto real de Salvador. A Salvador como ela é, de verdade, nua e crua. Verde, azul ou cinza também. Não uso, nunca usei um filtro sequer, ou qualquer técnica e artifício dominado por profissionais.
Se o céu está cinza, não vou fazê-lo ficar azul; se está dia, não vou fazer ficar noite. Se o pôr do sol está amarelo, não vou fazê-lo ficar laranja; se está laranja, não vou fazê-lo ficar vermelho ou multicolorido. Se um recorte do Pelourinho é feio e degradante, não vou fazê-lo ficar colorido e vibrante.
Nenhuma foto aqui está concorrendo à ‘foto mais irreal do dia’. São fotos que expressam a realidade, de verdade! Sem máscara, sem fantasia. Afinal, a beleza está nos olhos de quem vê. E essa metáfora é mais profunda e real do que se imagina.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U