Um pouco de Shakespeare na Casa Castro Alves

Não sei vocês, mas até ontem eu não sabia que existia um espaço chamado Casa de Castro Alves em Salvador.

E hoje (19/04), lá, será o último dia da curtíssima temporada de “OFÉLIA: sete saltos para se afogar”, um solo teatral de Raiça Bomfim, num franco diálogo com a personagem da tragédia “Hamlet”, de Shakeaspere.

O espetáculo tece uma escritura pessoal inspirada pelos signos, crises e metáforas abarcados na figura de Ofélia. Com qualidade híbrida, intercruzando diferentes linguagens artísticas e friccionando os limites entre teatro e performance, a peça investe na criação de um espaço imersivo, onde o espectador é convidado a mergulhar no universo da afogada.

Consequência de uma série de experimentações e intercâmbios criativos provocadas pela figura de Ofélia, a montagem faz parte de uma investigação cênica iniciada pela atriz e criadora há mais de dois anos, com a criação de estudos cênicos, fotografias, poemas, além do lançamento do livro “Manual de Afogamento”, ainda este ano.

De acordo com a atriz e autora, na obra de Shakespeare, Ofélia aparece como par romântico do príncipe Hamlet, uma donzela obediente, que termina por enlouquecer e afogar-se nas águas de um rio. “As possibilidades abertas pela interrogação sobre os motivos propulsores de sua tragédia deram a esta personagem uma qualidade dinâmica, no bojo da qual podemos situar uma pluralidade de pulsões criativas e questões filosóficas. Ofélia galgou uma condição plurivalente na qual assenta a representação de uma diversa gama de sujeitos. Ela é ao mesmo tempo a imagem da submissão e sua negação, sendo um corpo que abriga identidades confrontantes” afirma a criadora.

O espetáculo propõe abrir-se para uma escuta ampla das vozes sussurradas e cantadas por Ofélia e traduz-se em uma abertura física para os desejos, olhares e corpos sonoros presentes a cada momento do encontro artístico.

Deu imensa vontade de ir!!

Serviço:
Onde: Casa de Castro Alves – Rua do Passo, 52, Carmo
Quando: 19/04
Horário: 20h
Valor: R$20,00 e R$10,00 (venda dos ingressos a partir das 18:30)
Capacidade: 80 pessoas

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->