Turismo na Bahia

Boipeba | Um pouco sobre e como chegar à Boipeba

A Ilha de Boipeba faz parte do município de Cairu. E você sabia que Cairu é o único município arquipélago do Brasil?! (Tinha que ser na Bahia!) Geologicamente, trata-se de um conjunto de vinte e seis ilhas costeiras relacionadas à área do continente que lhes é adjacente, ambientalmente homogêneo e ecologicamente integrado.

Dessas vinte e uma ilhas, apenas três ilhas são habitadas e estão administrativamente distribuídas da seguinte forma:

↪️Ilha de Cairu, onde se encontra a cidade de Cairu, sede Municipal e os povoados de Tapuias e Torrinhas.

↪️Ilha de Tinharé, composta pelos distritos de Morro de São Paulo, Gamboa do Morro e pelos povoados de Galeão, Garapuá e Canavieiras.

↪️Ilha de Boipeba, formada pelos povoados de Velha Boipeba, Moreré, Monte Alegre e São Sebastião.

Somente a Ilha de Cairu é ligada ao continente por uma ponte no limite com o município de Nilo Peçanha. O acesso às demais ilhas é feito por rios e mares.

O arquipélago tem cerca de 460 km2. Tinharé ocupa 50%, Ilha de Boipeba e Cairu ocupam de 20% a 25% cada ilha, e as outras vinte e três pequenas ilhas ficam com o restante do espaço que se aproxima de 5%. O arquipélago possui aproximadamente doze mil habitantes divididos nas vinte e seis ilhas.

Partindo de Salvador e chegando à cidade de Valença, confira as opções sobre como chegar à Boipeba: 

Como chegar à Boipeba

↪️Valença – Boipeba

>Lancha rápida
A primeira lancha sai às 10:00 e a última, de acordo com o movimento, entre 16:00 e 18:00. A viagem leva cerca de uma hora e o valor da passagem é em torno de $45.

>Ônibus/barco
Na rodoviária de Valença, um ônibus parte para Torrinha às 11:00 e às 14:00. A viagem de ônibus demora cerca uma hora e meia (demora!) e em Torrinha um barco faz a conexão até Boipeba. A viagem de barco demora uma hora. Passagem de Valença até Boipeba: $17.

↪️Torrinha – Boipeba
Em Torrinha, se freta uma lancha rápida a qualquer hora do dia. A viagem até Boipeba leva 20 minutos e o custo varia entre $100 e $150 reais, de acordo com a lancha. Esse valor é pra quem foi direto para Torrinha, de carro, por exemplo e não comprou a passagem casada (ônibus + barco).

?Jamais invente fretar um carro para Torrinhas à noite e lá aventurar uma lancha para Boipeba. A conta não sairá por menos de $500. Melhor dormir em Valença e partir no outro dia

Gostou? Compartilhe!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Autores de comentários
Costa do Dendê: O que fazer em Morro de São Paulo Autores recentes de comentários
  Se inscrever  
o maisnovo mais antigo mais votado
Me notificar caso:
trackback

[…] está localizado leva um dia inteiro e passa pelas localidades de Moreré e suas piscinas naturais, Boipeba, outro paraíso baiano ainda mais rústico, com parada na Praia de Cueira, considerada uma das mais […]