Turismo na Bahia

Boipeba | Um pouco sobre e como chegar à Boipeba

A Ilha de Boipeba faz parte do município de Cairu. E você sabia que Cairu é o único município arquipélago do Brasil?! (Tinha que ser na Bahia!) Geologicamente, trata-se de um conjunto de vinte e seis ilhas costeiras relacionadas à área do continente que lhes é adjacente, ambientalmente homogêneo e ecologicamente integrado.

Dessas vinte e uma ilhas, apenas três ilhas são habitadas e estão administrativamente distribuídas da seguinte forma:

↪️Ilha de Cairu, onde se encontra a cidade de Cairu, sede Municipal e os povoados de Tapuias e Torrinhas.

↪️Ilha de Tinharé, composta pelos distritos de Morro de São Paulo, Gamboa do Morro e pelos povoados de Galeão, Garapuá e Canavieiras.

↪️Ilha de Boipeba, formada pelos povoados de Velha Boipeba, Moreré, Monte Alegre e São Sebastião.

Somente a Ilha de Cairu é ligada ao continente por uma ponte no limite com o município de Nilo Peçanha. O acesso às demais ilhas é feito por rios e mares.

O arquipélago tem cerca de 460 km2. Tinharé ocupa 50%, Ilha de Boipeba e Cairu ocupam de 20% a 25% cada ilha, e as outras vinte e três pequenas ilhas ficam com o restante do espaço que se aproxima de 5%. O arquipélago possui aproximadamente doze mil habitantes divididos nas vinte e seis ilhas.

Partindo de Salvador e chegando à cidade de Valença, confira as opções sobre como chegar à Boipeba: 

Como chegar à Boipeba

↪️Valença – Boipeba

>Lancha rápida
A primeira lancha sai às 10:00 e a última, de acordo com o movimento, entre 16:00 e 18:00. A viagem leva cerca de uma hora e o valor da passagem é em torno de $45.

>Ônibus/barco
Na rodoviária de Valença, um ônibus parte para Torrinha às 11:00 e às 14:00. A viagem de ônibus demora cerca uma hora e meia (demora!) e em Torrinha um barco faz a conexão até Boipeba. A viagem de barco demora uma hora. Passagem de Valença até Boipeba: $17.

↪️Torrinha – Boipeba
Em Torrinha, se freta uma lancha rápida a qualquer hora do dia. A viagem até Boipeba leva 20 minutos e o custo varia entre $100 e $150 reais, de acordo com a lancha. Esse valor é pra quem foi direto para Torrinha, de carro, por exemplo e não comprou a passagem casada (ônibus + barco).

?Jamais invente fretar um carro para Torrinhas à noite e lá aventurar uma lancha para Boipeba. A conta não sairá por menos de $500. Melhor dormir em Valença e partir no outro dia

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Autores de comentários
Costa do Dendê: O que fazer em Morro de São Paulo Autores recentes de comentários
  Se inscrever  
o maisnovo mais antigo mais votado
Me notificar caso:
trackback

[…] está localizado leva um dia inteiro e passa pelas localidades de Moreré e suas piscinas naturais, Boipeba, outro paraíso baiano ainda mais rústico, com parada na Praia de Cueira, considerada uma das mais […]