Visita à "cidade fantasma" Calico: Vá apenas se tiver com crianças

Visita à “cidade fantasma” Calico: Vá apenas se tiver com crianças

O longo trecho de estrada entre Los Angeles e Las Vegas tem aproximadamente 435 km, demora cerca de 4 horas e meia e muitos acreditam que é apenas um deserto desolado e sem graça. Ledo engano. Esse trecho de estrada é um dos mais lindos que já passamos, com um visual totalmente diferente dos quais estamos acostumados a ver no Brasil. O caminho padrão e mais curto é o leste na I-10, depois o norte na I-15 até Las Vegas (Waze, sempre!), numa longa e maravilhosa autoestrada no meio de um mega deserto aberto por todo o caminho.

De Los Angeles até Las Vegas, você passará por Victorville, Barstow (mais ou menos a metade da viagem), Baker e, por fim, Primm, cidade já bem próxima à Nevada, que tem diversos resorts e parques super luminosos que já vão dando o gostinho de Vegas. É inexplicável como a emoção vai aumentando! Barstow é uma boa parada pois possui muitos postos de gasolina, fast food, outlet, enquanto Baker e Primm possuem menos opções.

Após Barstow, a um desvio de apenas 5 km da Rodovia I-15, está a tão falada cidade fantasma Calico Ghost Town, no condado de San Bernadino. Assim que você faz o desvio, você já começa a ver a rocha com o nome de Calico marcado nela. 

Eu já vou deixar minhas impressões aqui antes de explicar o que você vai encontrar lá. Eu não gostei muito. Achei um autêntico lugar pega turista que só vale a parada se você estiver com crianças. Não me senti na época do velho oeste, muito menos num filme de bang bang. Bem diferente do propagado por aí, o local não é tão assim uma cidade fantasma; na verdade, parece mais uma cidade cenográfica tentando ser um pouco realista. 

Pra não dizer que não gostei de nada, o que mais gostei foi da paisagem épica ao seu arredor, desértica e rochosa, que forma um visual muito bonito. Quem gosta de paisagens de deserto como eu, com certeza também vai gostar. 

A parada em Calico só não foi mais frustrante porque realmente o desvio é bem curto da I-15 e tínhamos tempo; e também porque paramos na DG Grill & Chill para almoçar, que fica no Samra Travel Center, bem no trevo que entra para Calico.

 

→ Como chegar à “cidade fantasma” de Calico

Calico Ghost Town está localizada a cerca de 15 minutos da cidade de Barstow, na saída da Interstate 15. Saia da Rodovia I-15 e siga para o norte, seguindo as indicações para Calico. (Só colocar no Waze/GPS: Calico Ghost Town ou 36600 Ghost Town Road). Depois de 3,5 milhas (cerca de 5,4 km), você chegará. Não é nada difícil, especialmente pelo nome gigante “Calico” escrito na montanha.

→ O que tem e o que ver em Calico

→ Uma breve história de Calico

Calico era uma antiga cidade mineira do oeste americano, que existe desde 1881, a qual passou pela mais importante greve de prata na Califórnia. Com suas 500 minas, Calico produziu mais de US $ 20 milhões em minério de prata durante um período de apenas 12 anos. Quando a prata perdeu seu valor em 1896, Calico também perdeu sua população, que abandonou a cidade que lhes dava uma boa vida, tornando-se, então, uma “cidade fantasma” desde 1904.

Na década de 1950, o fazendeiro Walter Knott comprou Calico e restaurou arquitetonicamente alguns dos seus prédios originais da mesma forma que na década de 1880. Calico recebeu o Marco Histórico do Estado e, em 2005, foi proclamada pelo então governador Arnold Schwarzenegger a “Cidade Fantasma da Corrida de Prata da Califórnia”.

→ A cidade

Calico Ghost Town foi construída em uma pequena colina e a entrada da cidade fica na parte de baixo, com o final repousando mais acima. A cidade em si até que é grandinha e minha parte favorita, como falei acima, foi a montanha atrás dela que mostra o nome da cidade e compõe um visual bastante atraente e interessante.

Andando pela cidade cinematográfica fantasma, você verá diversas representações de como era a vida no período. Algumas coisas dão mesmo um pouco de nostalgia com as sensações de como a vida (poderia) ter sido ali. 

Espalhados por toda Calico estão várias lojas que vendem todos os tipos de bugigangas, antiguidades, doces, roupas e muito mais. Mesmo que você não queira comprar nada, é interessante observar algumas opções, há coisas que você verá ali. Há vários lugares históricos para explorar na cidade, como a escola, a mina, barbearia, etc.  

Enquanto Calico experimentou vários incêndios que destruíram os edifícios, o edifício Zenda, por ser uma estrutura de terra batida, resistiu mais ao fogo que os edifícios de madeira. A Zenda Gold Mining Company obteve direitos sobre reclamações de mineração e afundou poços de aproximadamente 300 a 500 pés de profundidade em áreas que haviam produzido muito minério de prata em níveis mais rasos durante o boom dos anos oitenta. Esse é um dos prédio que conta dentro uma historinha do local.

Se você tem um pouco mais tempo e pretende fazer uma experiência mais imersiva em Calico Ghost Town, saiba existem algumas atividades bem turísticas na cidade. 

Horas / Admissão – preços sujeitos a alteração

  • Aberto diariamente das 9h às 17h, exceto no dia de Natal
  • Taxa de entrada –
    • US $ 8 – adultos
    • $ 5 – Juventude (4-11)
    • Crianças de 3 e menos – grátis
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: